Nova Edição do Livro de Dom Barroso

 

 

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Aleijadinho sentem-se honrados em reeditar o livro Igreja de São Francisco de Assis, de autoria do estimado Dom Francisco Barroso Filho.


Dom Barroso, como é conhecido, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto. Um amante e profundo conhecedor da arte, em especial da sacra, quis preservá-la da melhor maneira possível, fundando, para tanto, o Museu Aleijadinho.

O Museu Aleijadinho é composto pelas salas de exposição, bem como pelo circuito que integra os monumentos tombados dessa paróquia. A Igreja de São Francisco integra esse roteiro.

Por ocasião da segunda edição deste livro, optamos por aprimorar essa valiosa contribuição para a história e para a arte. Este material recebeu novo tratamento fotográfico, projeto gráfico e diagramação realizados pela Converso Comunicação - Ouro Preto, além de contar com versões para o espanhol e para o inglês. Soma-se a isso, a homilia proferida, em Ouro Preto, por Dom Barroso, por ocasião dos 270 anos da Ordem Terceira Franciscana em Vila Rica, em janeiro de 2016, incluída nesta edição. O esforço da Paróquia de Antônio Dias e do Museu Aleijadinho, com essa iniciativa, tem por objetivo ampliar a divulgação de tão importante material para os mais diferentes seguimentos sociais. Manifestamos, ainda, nossos sinceros agradecimentos a Dom Francisco Barroso Filho que doou os direitos autorais desta obra para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Louvo a Deus por ter concedido à Igreja tão abnegado sacerdote e sucessor dos apóstolos que muito tem realizado para propagação da fé, para a preservação dos valores cristãos e do patrimônio cultural que nossos antepassados nos legaram.



Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro
Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto
Presidente do Museu Aleijadinho


2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.