1738

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu a 29 de agosto, no Bom Sucesso, paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto.Filho natural do mestre-arquiteto português Manuel Francisco Lisboa, natural de Lisboa, e uma escrava deste, Isabel.

leia mais...

1750

Freqüenta o internato do Seminário dos Franciscanos Donatos do Hospício da Terra Santa até 1759 (ou até 1762, segundo outros), em Ouro Preto, onde aprende Gramática, Latim, Matemática e Religião.Freqüenta os estaleiros das obras onde seu pai intervém, nomeadamente na Igreja de Antônio Dias e na Casa dos Contos, trabalhando com seu tio Antônio Francisco Pombal, também notável entalhador, e Francisco Xavier de Brito. Trabalha com José Coelho Noronha na obra da talha dos altares da Igreja matriz de Caeté, projeto de seu pai.

leia mais...

1752

Realiza, integrado na oficina paterna, o seu primeiro “projeto”, um desenho a sanguínea para o chafariz do pátio do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

leia mais...

1756

Desloca-se ao Rio de Janeiro, acompanhando Frei Lucas de Santa Clara que era transportador de “ouro e diamantes” que deveriam ser embarcados para o Reino, viagem determinante na evolução da sua linguagem artística, nomeadamente no campo da arquitetura

leia mais...

2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.