Professor do CEFET-MG ganha prêmio do MEC e UNESCO com jogo

 

O professor da Coordenação de Artes, do Campus I, Demetrius Lacet, ganhou o prêmio do concurso RIVED edição 2007, que teve como objetivo selecionar os melhores softwares educativos do país, tanto para educação presencial como para educação a distância. Promovido pelo Programa das Nações Unidas – PNUD, Ministério da Educação – MEC, e Secretaria de Educação a Distância – SEED, no âmbito do Programa Rede Interativa Virtual de Educação a Distância – RIVED, o concurso foi aberto para alunos e professores de todo o território nacional, nos segmentos ensino fundamental, médio, profissionalizante, graduação, pós-graduação e educação especial.

O Software desenvolvido pelo professor é um jogo de estratégia (game) para ser jogado na internet, no estilo RPG, e aborda um tema de grande importância para a memória do país,que é o Barroco Mineiro e a vida e obra do escultor Aleijadinho. Desde 2007 o Departamento de Artes vem oferecendo aulas de arte-digital, com produção decinema e jogos eletrônicos.

Esse prêmio é um reflexo da temática abordada pelo professor, que usa jogos digitais como ferramenta pedagógica e transforma as aulas de artes em verdadeiras oficinas de criação de games, onde os alunos têm a oportunidade de construir cenários de vários períodos da história da arte e aprendem da forma que eles mais gostam: jogando.

 

O jogo chama-se O Mistério de Aleijadinho jogue aqui

2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.