Programação Semana Santa 2013

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – OURO PRETO – MG
ANO DA FÉ


No Ano da Fé, a Santa Mãe Igreja mais uma vez convida seus filhos e filhas a meditar e reviver de maneira ainda mais profunda aquilo que celebramos diariamente na Eucaristia: os sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Autor e Consumador de tudo o que cremos. Seja este tempo especial da graça de Deus uma oportunidade de revigoramento da nossa fé. Subamos com Cristo ao Calvário, associemo-nos às dores de Sua Mãe aflita, estejamos com ela e o discípulo amado ao pé da Cruz redentora, para podermos cantar o júbilo Páscoa da Ressurreição. A tricentenária Paróquia Nossa Senhora da Conceição convida todos os ouropretanos, visitantes e turistas a  vivenciar juntos a história da nossa salvação, neste tão belo cenário barroco.

Setenário das Dores da Santa Virgem Maria

"De pé a Mãe Dolorosa, junto da cruz lacrimosa, via Jesus que pendia. No coração transpassado sentia o gládio enterrado de uma cruel profecia."

Do dia 16 ao dia 21 de março 19h

Missa na igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, piedoso exercício da meditação das Dores de Nossa Senhora.  Dia 22 de março - Sexta-Feira das Dores 19h - Missa na igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida encerramento do Setenário e Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima) — Canto do "Inflamatus".

Sábado dos Passos - 23 de Março

"Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu; balança foste do Corpo que ao duro inferno venceu."

Procissão do Depósito 19h - Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos até a igreja de Nossa Senhora das Dores. — Canto do "Popule meus".

Domingo de Ramos e da Paixão – 24 de Março

Bênção e Missa de Ramos "De oliveira com ramos e palmas, todo o povo, com voz triunfal, canta hosanas ao Rei de Israel, de Davi descendente real."  08h - Bênção e distribuição de ramos em frente à igreja de Nossa Senhora das Dores e Missa Solene.

Procissão do Encontro "Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz,onde por nós foi suspenso o Autor da vida, Jesus."    16h - Missa na igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.

17h - Missa na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima). Em seguida procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes.  Na Praça Tiradentes solene Sermão do Encontro, seguido de procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Sermão do Calvário.

Segunda-Feira Santa - 25 de Março

"Ó Cristo, concedei, Autor da salvação, que os homens todos colham os frutos da Paixão."

18h30 - Recepção das réplicas da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora, na igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, Missa.

Terça-Feira Santa - 26 de Março

"Mãe entre todas bendita, do Filho único aflita, a imensa dor assistia. Quem na terra há que resista, se a Mãe assim se contrista ante uma tal agonia?"

19h - Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Procissão da Soledade da Virgem Dolorosa até a igreja de São Francisco de Assis — Canto do "Inflamatus".

Quarta-Feira Santa - 27 de Março

"Na Cruz, por seu Pai clamando, vai a cabeça inclinando, enquanto escurece o dia."

19h - Missa na igreja de São Francisco de Assis. Em seguida solene e piedoso Ofício de Trevas.

Solene Tríduo Pascal

Quinta-Feira Santa — 28 de Março

Instituição da Eucaristia, do Mandamento Novo e do Sacerdócio Católico

"Memória da morte de Cristo Senhor, Pão vivo, que ao homem dá vida e valor, fazei-me viver de  Vossa ternura, sentindo nos lábios a Vossa doçura.

Missa "In Cœna Domini" 19h

Missa Solene da Instituição da Eucaristia na igreja de São Francisco de Assis.  Lava-Pés e "Mandatum" 20h30 - Solene cerimônia do Lava-Pés e Sermão do "Mandatum" em frente à igreja de São Francisco de Assis.

Sexta-Feira Santa — 29 de Março

Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo - Sermão das Sete Palavras

"O sacrifício da Paixão na hora terça conduzido,  Jesus levando a cruz às costas, arranca às trevas o perdido." 09h- Sermão das Sete Palavras do Divino Redentor na Cruz na igreja de Nossa Senhora das Dores.  Ação Litúrgica "O fel Lhe dão por bebida sobre o Madeiro sagrado. Espinhos, cravos e lança ferem Seu Corpo e Seu Lado. No Sangue e Água que jorram, mar, terra e céu são lavados." 15h- Solene Ação Litúrgica na igreja de Nossa Senhora das Dores: narrativa da Paixão  do Senhor, adoração do Cristo que morreu na Cruz e distribuição da Sagrada Eucaristia.  Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro "Cantem meus lábios a luta que sobre a cruz se travou; cantem o nobre triunfo que no Madeiro alcançou o Redentor do Universo quando por nós Se imolou." 19h- Apresentação das figuras bíblicas no adro da igreja de São Francisco de Assis. 20h- Sermão do Descendimento da Cruz em frente à igreja de São Francisco de Assis. Em seguida piedosa Procissão com as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Sábado Santo — 30 de Março Vigília Pascal

 "Chorando vos cantamos um hino de louvor; as faltas perdoai-nos, de todos Redentor! Por nós descer quisestes da morte à região: aos pais que aguardavam trouxestes salvação."

Vigília Pascal 20h - Solene Vigília Pascal na igreja de São Francisco de Assis: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do "Exultet", Liturgia da Palavra, Bênção da Água Batismal e Liturgia Eucarística.

Domingo da Páscoa — 31 de Março

Triunfante Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

Missa e Procissão da Ressurreição 06h - Missa na igreja de São Francisco de Assis. Em seguida procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Onde, à chegada, se dará a Bênção do Santíssimo e a celebração da Missa.
Triunfo de Nossa Senhora e Te Deum 19h - Missa na igreja de São Francisco de Assis, canto do "Te Deum" e coroação da imagem de Nossa Senhora, encerrando as solenidades.


TRAJETOS DAS PROCISSÕES

Depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores, sexta-feira, 22 de março: Saindo da igreja de Nossa Senhora das Dores, ruas Tenente Pereira Filho, Bárbara Heliodora, Largo de Marília, Bernardo de Vasconcelos, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes até a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de cima).

Depósito da imagem de Nosso Senhor dos Passos, sábado, 23 de março: Saindo da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, ruas do Pilar, Paraná, Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Largo de Coimbra, Bernardo de Vasconcelos, Praça Antônio Dias, Largo de Marília, ruas Bárbara Heliodora, Tenente Pereira Filho até a igreja de Nossa Senhora das Dores.

Procissão do Encontro, domingo, 24 de março: 

- Senhor dos Passos: Saindo da igreja de Nossa Senhora das Dores, ruas Tenente Pereira Filho, Barão de Ouro Branco, Santa Efigênia, Largo de Marília, Praça Antônio Dias, ruas Bernardo de Vasconcelos, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes.

- Senhora das Dores: Rua Pe. Rolim até a Praça Tiradentes.

Após o Sermão:

Praça Tiradentes, ruas Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito, ruas São José, Getúlio Vargas e Donato da Fonseca até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Soledade, terça-feira, 26 de março:

Saindo da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, ruas do Pilar, Paraná, Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Tiradentes e Largo do Coimbra até a igreja de São Francisco de Assis. 

Enterro, sexta-feira, 29 de março:

Saindo da igreja de São Francisco de Assis, ruas São Francisco de Assis, Carlos Tomaz, Felipe dos Santos, Alfredo Baêta, Praça Antônio Dias, Bernardo de Vasconcelos, Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves Brito, São José, Praça Silviano Brandão, Getúlio Vargas e Donato da Fonseca até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Confecção dos Tapetes de Serragem:

Sábado, 30 de março a partir das 22h- Adro da igreja de São Francisco de Assis, Largo de Coimbra, rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves Brito, São José, Praça Silviano Brandão, Getúlio Vargas , Largo do Rosário, Donato da Fonseca até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Procissão da Ressurreição- domingo-31 de março, após a missa:

Saindo da igreja de São Francisco de Assis, Largo de Coimbra, rua Cláudio Manoel (Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, Conde de Bobadela (Rua Direita), Praça Reinaldo Alves Brito, São José, Praça Silviano Brandão, Getúlio Vargas , Largo do Rosário, Donato da Fonseca até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Confissões

Mutirão de Confissões: Dia 14/03, a partir das 19h. Nas igrejas de Nossa Senhora das Dores, São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida e no Salão Paroquial.

Sacerdotes presentes nos atos da Semana Santa Dom Francisco Barroso Filho

Bispo Emérito de Oliveira, Pe. Luiz Carlos do Santos - Pároco de Santa Efigênia em Ouro Preto, Pe. Marcelo Moreira Santiago - Pároco de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, Pe.Magno José Raimundo Murta - Pároco de Cristo Rei em Ouro Preto, Pe. Danival Milagres Coelho - Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, Pe. Edmar José da Silva - Vigário Paroquial de Santa Efigênia em Ouro Preto, Côn. Agostinho de Lourdes Coimbra de Oliveira - Pároco Emérito de Cristo Rei em Ouro Preto, Pe. Wander Torres Costa - Pároco de Nossa Senhora de Fátima em Viçosa, Pe. Rosemberg Evangelista da Silva - Vigário Paroquial de Santo Antônio em Santa Bárbara, Pe. Bráulio Sérgio Mendes - Administrador Paroquial de São Gonçalo em Amarantina.

Sinceros agradecimentos:

Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Obras, Polícia Militar, Polícia Civil,Guarda Municipal, Ourotran,Corpo de Bombeiros, Coral e Orquestra São Pio X, Grupos de Canto da Paróquia, Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores, FAOP, Irmandades, Ordens Terceiras, Associações, Movimentos, Pastorais e demais seguimentos religiosos, Figurado Bíblico, toda a imprensa e todos os que colaborarem.

Visto e aprovado

Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro - Pároco
Diác. Agostinho Barroso de Oliveira - Colaborador
Mesa Provedora da Irmandade do Ssmo. Sacramento
Conselho de Pastoral Paroquial

2008 © Todos os direitos reservados ao Museu Aleijadinho
Praça de Antônio Dias - Bairro de Antônio Dias - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.